Saiba de uma vez por todas as diferenças entre trans e cis

Afinal, o que é trans e cis? Aprenda agora mesmo o significado desses conceitos e pare de cometer gafes por aí!

Desenrolla

Muita gente só se deparou com os termos cis e trans com a participação da Linn da Quebrada na 22ª edição do Big Brother Brasil. Foi o seu caso? Também há outras pessoas que continuam sem contato com esses conceitos ou ainda não descobriram o que significam. 

Vamos entender melhor o que essas palavras querem dizer? Até porque, em uma sociedade diversa, é natural conviver com pessoas trans e cis. Afinal, cada ser humano tem características únicas e que não se alinham, necessariamente, com o sexo biológico. Aliás, 2 a cada 100 brasileiros não se identificam com o sexo com o qual nasceram, segundo pesquisas da Unesp1.

Em outras palavras, é natural conviver com pessoas cis e trans em programas de TV, no trabalho e muitos outros locais. Pensando nisso, preparamos este post para tirar as principais dúvidas sobre os conceitos. Continue a leitura e saiba mais!

O que significa cisgênero?

Na busca por mais compreensão sobre os termos trans e cis, vamos primeiramente falar de cisgênero, normalmente abreviado como cis. Esse termo diz respeito a pessoas que se identificam com o sexo biológico. Quer dizer, você nasceu do sexo masculino e se identifica como um homem? Então, pode ser chamado de cis.

Aqui, cabe uma diferenciação de sexo e gênero. O sexo masculino ou feminino é o sexo biológico, ou seja, órgãos reprodutores e outras características do corpo humano relacionadas a ser o macho ou a fêmea da nossa espécie.

Já padrões sociais, comportamentais e outros associados a ser mulher ou homem dizem respeito aos gêneros masculino e feminino. Isso significa que uma pessoa pode nascer do sexo masculino, mas não se identificar com esse gênero.

Essa falta de identificação ocorre porque, diferentemente do que a sociedade impõe, os genitais da pessoa não definem seu gênero. 

O que significa transgênero?

Transgênero, cuja abreviação é trans, consiste nas pessoas que não se identificam com o sexo biológico, seja ele feminino ou masculino. Em outras palavras, é como se elas tivessem nascido no corpo errado, ao contrário de quem é cisgênero e se identifica com o sexo de nascença.

Então, se esse for o seu caso, você pode ter um pênis, ter aprendido diversos comportamentos típicos do universo masculino, mas não se identifica com nada disso. Você não sente que é homem, apesar de sua genitália.

A mesma lógica se aplica a quem nasceu com genitália feminina, sendo educada segundo padrões sociais desse gênero. Essa pessoa não se identifica com seu corpo, nem com o que é esperado de uma mulher em termos de comportamentos e práticas sociais, e preferia ter nascido homem. 

As pessoas que se sentem assim podem iniciar um processo formal de mudança de gênero, em que é possível adotar um nome social posteriormente. Além disso, podem ser feitos tratamentos hormonais e intervenções cirúrgicas de redesignação de sexo.

Contudo, isso não é uma regra para que o indivíduo seja classificado como transgênero. Afinal, basta ter certeza de que ‘’nasceu no corpo errado’’, o que pode ser apoiado por avaliações psiquiátricas.

O que é transexual e travesti?

Na classificação de transgênero existem duas outras subcategorias: transexual e travesti. Nos dois casos, os indivíduos não se identificam com o sexo biológico, certo?

Transexual, antigamente, era um termo usado para se referir a quem havia feito cirurgia ou tratamento hormonal para redesignação de sexo. Travesti, por outro lado, seria a pessoa nascida do sexo masculino que não se identifica com esse gênero, mas não passou por intervenções cirúrgicas ou hormonais.

Esses conceitos, pensados dessa forma, são ultrapassados. No caso de transexual, porque está muito ligado ao sexo, e não ao gênero, e tem caído em desuso. No caso de travesti, o caminho tem sido diferente. O termo era muito carregado de preconceitos e tem sido ressignificado por quem assim se identifica.

Atualmente, pessoas que se identificam como travestis têm se apropriado da palavra e usado o termo de forma a se posicionar contra esse preconceito.

Qual é a diferença entre trans e travesti?

E aí, conseguiu entender o que difere os conceitos de trans e travesti? A principal delas é que transexuais englobam tanto homens e mulheres desalinhados com o sexo que nasceram. A mesa lógica não se aplica às travestis. 

Inclusive, é comum que boa parte delas opte por manter a genitália de nascimento, mesmo que a aparência física e o tom de voz sejam modificados. De qualquer maneira, nunca é exagero reforçar que isso não é uma regra, ok?

Além disso, questionar pessoas transgênero sobre terem ou não feito cirurgia costuma ser encarado como uma indelicadeza. Então, é recomendado evitar.

Quais são as outras definições associadas aos termos trans e cis?

Existem diversas definições de gêneros que costumam ser confundidas com trans e cis. Quer evitar gafes, ser respeitoso e proporcionar maior inclusão? Continue a leitura a seguir!

Transformista, drag queen ou king

Sabe a cantora Pabllo Vittar, que se apresenta publicamente com trajes femininos? Trata-se de um exemplo de drag queen. Isto é, Pabllo Vittar é um homem que se identifica com o sexo masculino e se expressa artisticamente como uma mulher.

Queer 

Essa definição abrange pessoas que não se identificam com o gênero feminino e nem com o masculino. E, ainda, elas não se encaixam em definição de homossexual ou heterossexual. Quer dizer, a pessoa queer questiona rótulos como esses, que acredita serem parte de uma sociedade conservadora, binária e que exige classificações forçadas.

Gênero flutuante

Pessoas que assim se identificam pontualmente se enquadram no gênero masculino e, outras vezes, no feminino. Em outras palavras, quem tem o gênero flutuante não possui uma identidade fixa. Isso não significa que as pessoas sejam confusas ou indecisas. Na verdade, elas apenas se sentem livres para adotar a identidade que desejarem.

E aí, esclareceu suas principais dúvidas sobre os termos trans e cis? Como visto, é comum que essas e até outras expressões relacionadas gerem confusão nas pessoas.

De qualquer modo, é indispensável buscar conhecer mais sobre os conceitos para aprender a respeitar as diferentes identidades e conviver cordialmente em uma sociedade diversa.

Quer continuar de olho em conteúdos como esses? Acompanhe a DesenrOlla, a plataforma de educação sexual da Olla e fique por dentro!

Referências

1.Cerca de 2 em cada 100 brasileiros são transgêneros e não binários, revela pesquisa

Explore mais conteúdos

Os últimos conteúdos que podem te interessar

Desenrolla