Conheça 5 tipos de vagina

Tipos de vagina, ou melhor, de vulva: veja aqui por que você deve celebrar e aproveitar a diversidade!

Desenrolla

Uma dúvida que muitas mulheres têm ou já tiveram, e que pode causar muita insegurança, é sobre a aparência da parte íntima feminina, a vulva. Além delas, boa parte dos homens também desconhecem sobre o assunto — o que pode gerar certo tipo de preconceito. Além da falta de informação, mulheres e homens têm como referência a região íntima exibida em revistas e filmes. Assim, acham que aqueles padrões são normais e todos os outros tipos de vagina são “estranhos, nojentos ou incomuns”.

No entanto, assim como todo ser humano é diferente um do outro, com características próprias, como a cor dos olhos, as partes íntimas também são diferentes. Sendo assim, se algum dia você já se perguntou se a sua vulva ou a da sua parceira é normal, continue conosco nessa leitura e entenda por que a resposta é sim!

Diferença entre vagina e vulva

Para entender a diferença entre os tipos de vagina, é importante ter o conhecimento sobre duas questões sobre essa região feminina: a primeira, que vulva e vagina não são a mesma coisa. A segunda questão é sobre a anatomia do corpo humano.

Para começar, vamos falar sobre a diferença entre a vagina e a vulva: a vagina é uma parte dos órgãos sexuais femininos, sendo um canal que liga o colo do útero (parte inferior do útero) à vulva (órgãos genitais externos). Olhando externamente, o canal da vagina pode ser visto como um orifício que fica mais próximo ao ânus.

A vulva é a parte externa dos órgãos genitais femininos. Para entender de uma forma mais completa, abordar sobre a anatomia é fundamental tanto para as mulheres quanto para os homens, para acabar com qualquer tabu ou preconceito sobre a região íntima.

A vulva envolve a abertura da vagina, os lábios maiores, os lábios menores, a uretra e o clitóris. Fora, é coberta por pelos pubianos.

Em volta do orifício da vagina, há dois tipos de dobras da pele. Na porção interna, é conhecido como pequenos lábios, e não tem pelos. Na porção externa, os lábios maiores, há pelos pubianos sobre a superfície exterior.

No que se refere aos nomes dos pequenos e grandes lábios, esses são apenas nomenclaturas que foram dadas, mas não existe uma regra em relação ao tamanho. Ou seja, existem mulheres que têm pequenos lábios maiores, ficando até expostos, assim como também podem ter os grandes lábios bem pequenos.

A função dos lábios é proteger a vagina e a abertura da uretra, o tubo curto que transporta a urina da bexiga ao exterior. Na parte frontal da vulva, os pequenos lábios se juntam e formam uma capa de pele denominada prepúcio, que serve para cobrir a ponta do clitóris.

Já o clitóris é um pequeno órgão que tem milhares de terminações nervosas, e sua única função é proporcionar prazer à mulher. Tudo isso significa que quando falamos que as vaginas são diferentes, na verdade, estamos nos referindo à vulva

Tipos de vagina

Não existe um padrão de aparência da vagina, mas é possível afirmar que existem cinco tipos de vulva que são mais comuns, variando de mulher para mulher. Gostaria de conhecê-los? Chegou a hora!

1. Lábios internos assimétricos

A vulva que tem os lábios internos assimétricos é conhecida assim por ter uma diferença no tamanho entre os pequenos lábios, e pode acabar sendo maior que os grandes lábios. Pode parecer diferente, mas saiba que esse tipo de vagina — ou melhor, de vulva — é comum entre as mulheres.

2. Lábios internos proeminentes

Nesse caso, a vulva tem os lábios internos mais longos e que se destacam mais. Por falta de conhecimento, isso pode ser constrangedor para muitas mulheres.

Aqui, os pequenos lábios se estendem para baixo e ficam mais evidentes que os grandes lábios. Porém, essa diferença pode ser sutil ou ser muito acentuada, podendo até causar desconforto, em alguns casos.

3. Pequenos lábios

Esse tipo de vulva não é tão comum entre as mulheres, mas é visto erroneamente como padrão estético em filmes e revistas. Nesse tipo de genitália, os lábios internos são pequenos e os grandes lábios acabam cobrindo os pequenos lábios.

4. Grandes lábios internos e externos

As mulheres, nesse caso, podem ter lábios maiores ou mais inchados. É comum que seus lábios excedam sua vulva e fiquem para fora.

Infelizmente, algumas roupas íntimas, como calcinhas fio dental, podem machucar um pouco quando se tem a vulva com lábios internos e externos grandes, pois não oferecem o suporte necessário. 

5. Lábios internos visíveis

Essa vulva mostra uma pequena parte dos pequenos lábios por toda a extensão dos grandes lábios, se estendendo por ambos os lados.

Além do formato, a vulva não tem um padrão de cor do resto do corpo. Independentemente da etnia, é comum que a mulher tenha a vulva com tonalidade marrom, roxa ou mesmo clarinha.

Os pequenos lábios também podem ter uma cor diferente do resto do corpo, sendo mais claros ou mais escuros. Isso nos mostra que nem toda vulva deve ser rosada, como muitos acreditam ser o caso, devido às imagens veiculadas, especialmente, em pornografia.

Um fator que pode influenciar a coloração é que ela muda com o passar dos anos, devido à ação dos hormônios, que estimulam a produção de melanina nessa área. Se uma mulher comparar sua vulva no decorrer da vida, vai perceber que na infância e na velhice, a vulva é menos escura, mas no decorrer da idade fértil, ela escurece, e na gestação, ainda mais.

Celebração das diferenças

Essa diversidade de formas foi fonte de inspiração para a criação de uma obra de arte chamada The Great Wall of Vagina, do artista britânico Jamie McCartney. Ele criou um mural com 400 moldes de vulvas que recebeu de várias mulheres.

Isso para acabar com o que ele chama de “fascismo do corpo”. O problema tem trazido até a demanda por procedimentos estéticos não apenas em termos de rosto ou figura, mas nas áreas mais íntimas.

Entenda que cada ser humano é único, e não existe padrão ideal a ser seguido. Tratar desses assuntos — como os tipos de vagina — com mais normalidade e liberdade pode trazer diversas realizações e prazer.

Curtiu esse conteúdo? Acompanhe novidades, dicas e informações sobre sexo, prazer, saúde e relacionamento em nossa plataforma.

Explore mais conteúdos

Os últimos conteúdos que podem te interessar

Desenrolla