Teste de gravidez: como funciona e quando você deve fazer

Você sabe quando é mais seguro fazer um teste de gravidez? Descubra essas e outras informações, aqui.

Desenrolla

Fazer um teste de gravidez é a maneira mais segura de descobrir se você está grávida. Esses exames são feitos para detectar a quantidade do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) no corpo das mulheres, produzido desde o início da gravidez.

Quando acontece a concepção, o corpo começa a passar por mudanças para apoiar o crescimento e o desenvolvimento do bebê. O primeiro sinal é, justamente, a produção de hCG, encontrado apenas em mulheres grávidas (ou em condições de saúde muito específicas).

O exame de urina, que pode ser adquirido em farmácia, e o exame laboratorial de sangue são os dois tipos principais de testes de gravidez. Muitas vezes, as mulheres optam por fazer o caseiro, ao primeiro sinal de atraso, recorrendo ao sanguíneo apenas em caso positivo.

Isso acontece porque esse tipo de exame costuma ser mais barato e pode ser adquirido sem receitas nas drogarias. Os exames de sangue têm um valor um pouco maior e, para quem tem plano de saúde, exigem requerimento médico — o que pode demorar.

Preparamos este post para você saber tudo sobre o teste de gravidez e poder confirmar suas suspeitas com segurança, evitando um falso positivo ou falso negativo. Continue a leitura e descubra mais!

Como funciona um teste de gravidez?

O teste de gravidez é um exame de sangue ou de urina que detecta o hormônio hCG nas mulheres, produzido durante a gestação. No caso do teste caseiro — também chamado de teste de farmácia ou de urina — seus resultados são muito precisos, quando usado corretamente.

Esse hormônio é facilmente encontrado na urina ou no sangue da mulher grávida. No entanto, são necessários alguns dias ou semanas para que ele se acumule no corpo. Por isso, esses testes podem dar o falso negativo, e as mulheres acabam confirmando a gestação apenas em caso de atraso menstrual

A cada dia que passa, os níveis de hCG aumentam: eles dobram a cada dois ou três dias.² Mais uma prova de que esperar o atraso menstrual ou repetir os testes após alguns dias amplia as chances de o resultado positivo ou negativo ser real.

A partir de quando eu posso fazer um teste de gravidez?

O hCG começa a se acumular no corpo cerca de dez dias após a concepção. Sendo assim, se você fez sexo sem proteção ou desconfia de que a camisinha pode ter estourado, teoricamente, esse intervalo de tempo deve ser o suficiente para revelar o resultado.¹

No entanto, o mais recomendado é fazer a partir do primeiro dia do atraso da menstruação. O resultado tende a ser mais preciso. Lembre-se sempre de que, se você fizer um teste muito cedo, pode dar um falso negativo.

Quais as diferenças entre os testes de farmácia e o de laboratório?

Como falamos, quem suspeita de gravidez tem a sua disposição dois tipos principais de teste:

  • teste de gravidez caseiro, adquirido em farmácia, que utiliza a urina para detectar a produção de hCG no corpo;

  • teste de sangue, realizado em laboratório, cujo resultado sai no mesmo dia ou em até 24 horas.

Para entender melhor as diferenças e características de cada um deles, vamos mostrar os detalhes.

Teste de gravidez caseiro

A maioria dos fabricantes garante 99% de eficácia nos testes de farmácia, quando usados conforme as instruções contidas na embalagem. Essa taxa de precisão se aproxima aos testes de sangue, realizados em laboratórios.¹

Esses testes estão disponíveis na maioria das drogarias e, dependendo da rede, você não precisa solicitar aos profissionais que trabalham nos balcões, pois, eles ficam disponíveis nas estantes. Você também pode adquirir via delivery, caso queira total privacidade. Como não exigem receita, é muito fácil de comprar pela internet.

Ainda que possam trazer diferentes instruções de acordo com a marca, o funcionamento é, basicamente, o mesmo: você deve colocar a urina em contato com a tira que vai revelar o resultado.

Essa fita é especialmente desenvolvida para detectar hCG. Recomenda-se usar a primeira urina da manhã, devido à concentração dos hormônios e facilidade para detectar. Caso queira fazer em outro momento, aguarde pelo menos 4 horas depois do último xixi, só para buscar maior eficácia.

Se quiser ter ainda mais cautela, evite beber quantidades excessivas de líquido nesse intervalo. Tudo para facilitar que o hCG fique ainda mais concentrado, caso você realmente esteja grávida.¹

Teste de sangue

Para realizar o exame de sangue para gravidez, basta ir a um laboratório, fazer a solicitação e pagar pelo procedimento. Não é necessário jejum, mas é bom ter atenção ao funcionamento do instituto que vai colher o sangue, pois eles podem estabelecer um horário limite para a coleta.

O teste é muito rápido, já que a amostra de sangue é bem pequena. Alguns emitem o resultado no mesmo dia, outros, solicitam que aguarde 24 horas. O laboratório também pode fornecer o login e uma senha para conferir o resultado pela internet, evitando que você se desloque novamente ao local só para saber a resposta.

A grande diferença para o teste de urina é que eles conseguem captar níveis menores de hCG. Por isso, um teste negativo de farmácia realizado cedo demais pode ser confrontado com o exame de sangue.

Tipos de exame de sangue

O teste de gravidez laboratorial subdivide-se em dois tipos:

  • qualitativo;

  • quantitativo.

Laboratórios que trabalham com o exame qualitativo entregam o resultado afirmando “positivo” ou “negativo” para gravidez, como o teste de farmácia. O quantitativo, por sua vez, mostra a concentração do hCG no sangue. Dessa forma, é preciso utilizar os valores de referência contidos no próprio exame para verificar se o resultado é positivo ou negativo.

Esses exames consideram a gestação quando o resultado revela mais de 25 IU/l de hCG no sangue, mas são a melhor opção entre os dois para ser levada ao médico. Saber a concentração de hormônio é útil para avaliar a condição de saúde. ²

Com quantos dias a gravidez aparece no teste de farmácia?

Você já deve ter visto as famosas postarem seus testes de gravidez que acusam a quantidade de semanas que estão grávidas. O número que aparece, na maioria dos casos, é de três semanas, ou seja, 21 dias.

Nos tópicos anteriores, contamos para você que o hCG começa a se acumular no corpo cerca de dez dias após a concepção. Alguém pode contar a você que fez um teste de gravidez positivo com menos de dez dias após o sexo. Sempre leve esse tipo de comentário como uma exceção, pois falso positivo ou falso negativo pode ser prejudicial para sua saúde mental ou física.

Imagina o desgaste de achar que está grávida e, no final das contas, não estar? Por outro lado, o quão triste pode ser comemorar uma gestação que não aconteceu? Para evitar essas situações, a melhor saída é esperar pacientemente pelo atraso menstrual, independentemente de o teste de farmácia ser eficiente poucos dias após a concepção.

Mesmo com todos os cuidados, o teste pode dar um falso positivo. Uso de medicamentos para tratamento de infertilidade, aborto espontâneo recente, cistos e tumores ovarianos ou teste de farmácia fora do prazo de validade podem interferir nesse resultado

Gravidez ectópica também pode ser detectada no teste de farmácia. Nesse caso, houve fecundação, mas o embrião se desenvolve fora do útero, fazendo com que a gestação não evolua. Mesmo assim, o hCG será identificado. Esse é outro motivo que revela a importância de começar o pré-natal assim que o teste acusar positivo.³

Como saber se estou grávida antes de fazer o teste?

Mencionamos que o atraso menstrual é um dos primeiros sinais de que um bebê está a caminho. Existem outros sintomas que podem fazer você suspeitar de uma gravidez, mas a confirmação só é possível após o teste.

Veja, agora, a lista de sintomas que podem indicar a hora de realizar um teste de farmácia:4

  • a produção de hCG pode deixar seus seios inchados e doloridos — o que também é sentido por muitas mulheres na TPM;

  • alterações no humor;

  • aumento da frequência nas idas aos banheiro para fazer xixi, sem que você tenha mudado algo na alimentação, na ingestão de água ou que tenha começado a ingerir medicamentos;

  • cansaço, sonolência e fadiga;

  • cólicas leves;

  • enjoos, com ou sem vômito;

  • inchaço na região abdominal, mais um sintoma semelhante à TPM;

  • prisão de ventre;

  • se você está em idade fértil, seu ciclo tem certa regularidade mas sua menstruação está há mais de uma semana atrasada.

Algumas mulheres também confundem a menstruação com a nidação. A nidação é um sangramento leve, semelhante ao início ou afinal da menstruação, que pode ocorrer de 10 a 14 dias após a concepção, quando o óvulo fertilizado se conecta ao revestimento do útero.

Outro sintoma que também pode causar dúvida é a aversão por alguns alimentos. Vemos em filmes, novelas e séries que as mulheres começam a desconfiar da gestação quando correm ao banheiro para vomitar.

No entanto, esse é um sintoma que pode aparecer de forma mais leve e discreta. Seu paladar muda, você sente vontade de comer algumas coisas e rejeita outras, mas nada de muito diferente do que acontece no dia a dia ou em épocas de menstruação.

Pode fazer teste de gravidez a qualquer hora do dia?

Você pode fazer o teste de gravidez a qualquer hora do dia, mas algumas condutas facilitam a segurança do resultado. Reforçando:

  • para testes de farmácia, faça com a primeira urina da manhã ou com 4 horas de bexiga cheia, evitando a ingestão de líquidos nesse tempo e seguindo as orientações do fabricante;

  • para testes de laboratório, o ideal é seguir a recomendação do estabelecimento em relação ao horário limite para coleta. 

Com quantas semanas o teste de gravidez dá positivo?

Com base em tudo o que informamos até agora, você pode realizar um teste de gravidez a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Se você não sabe quando é a próxima menstruação, ou se o período é irregular, espere 21 dias após a relação sexual desprotegida para descobrir. Isso dá aproximadamente três semanas.

No entanto, saiba que as semanas gestacionais não são contabilizadas no tempo cronológico a que estamos acostumados. 5 A primeira coisa que você precisa saber é que o cálculo da idade gestacional é feito em semanas, e não em dias, já que a duração de um mês pode variar entre 30 e 31 dias — isso sem mencionar fevereiro, que tem 28 ou 29 dias.

Essa contagem é realizada a partir da data da última menstruação, e não de quando você fez sexo sem proteção. Ou seja, ainda que você descubra a gravidez com três semanas, provavelmente, sua gestação terá no mínimo cinco semanas.

Por exemplo, a sua menstruação desceu dia 10 de julho, e 14 dias depois, você teve relação desprotegida. No dia 4 de agosto, seu teste de gravidez deu positivo — o que corresponde a um intervalo de 26 dias, ou seja, três semanas e seis dias de gestação, e não apenas o intervalo de tempo entre a relação e o teste.

Além disso, é bem difícil definir quando exatamente você engravidou, já que os espermatozoides podem levar até uma semana para atingir as paredes uterinas e, enfim, a concepção acontecer. Se você realmente estiver grávida, o primeiro ultrassom definirá a idade gestacional correta.

Quanto antes você souber da gravidez, mais cedo poderá começar o pré-natal de qualidade, assumindo os cuidados necessários para ser uma gestante saudável e garantir o desenvolvimento do seu bebê sem complicações. É sempre bom reforçar a importância de seguir as instruções do teste de farmácia para que seja realmente preciso. 

Quais as indicações para o teste de gravidez?

Não é só uma gravidez indesejada que pode causar desconfiança; existem várias razões pelas quais é possível um teste de gravidez. Você pode estar tentando engravidar — ser a famosa tentante — e esperando um resultado positivo. Nesse caso, o teste de farmácia pode trazer o resultado esperado.

Em outros casos, você pode estar prestes a colocar DIU ou implante anticoncepcional. Esses dispositivos que permanecem fixos exigem um teste negativo. Os médicos costumam aceitar apenas o exame de sangue.

A gravidez também pode ser confirmada por uma ultrassonografia, o que não é tão comum. O teste de gravidez acaba sendo o primeiro recurso para confirmar. O ultrassom assume o papel de acompanhar o desenvolvimento do bebê, caso positivo, ou para investigar fluxo menstrual irregular e outros sintomas.

Claro, se você tiver alguma dúvida sobre o resultado do seu teste de gravidez, a melhor coisa a fazer é marcar uma consulta com o ginecologista, a pessoa mais adequada para orientar!

Aproveite para navegar pelos outros conteúdos da nossa plataforma!

Referências:

¹Cleveland Clinic

²Md Saúde

³Manual MSD

4Mayo Clinic

5Ministério da Saúde

Explore mais conteúdos

Os últimos conteúdos que podem te interessar

Desenrolla