O que é pansexualidade? Saiba tudo sobre o assunto neste artigo

Você sabe o que é pansexulidade? Então, está na hora de saber mais sobre esse assunto e afastar o preconceito!

Desenrolla

A pansexualidade é uma orientação sexual que ainda deixa muitas dúvidas e, com elas, preconceitos que não precisariam existir. A fórmula para combater esse mal é o conhecimento e o acesso a informações confiáveis sobre o assunto.

Então, se você quer saber mais sobre o que é ser pansexual, como se caracteriza essa orientação afetivo-sexual e até mesmo se você se identifica com ela, convidamos a continuar a leitura até o final deste post.

O que é pansexualidade?

A pansexualidade é um termo utilizado para se referir a uma orientação afetivo-sexual dentro do espectro LGBTQIAP+. “Pan” significa “todos”, ou seja, indica que pansexuais são pessoas que se sentem atraídas e se relacionam com outros indivíduos, independentemente da sua identidade de gênero.

Para uma pessoa pansexual, não existe distinção entre os gêneros. Em outras palavras, não importa se a atração ocorre por um homem cis ou trans, por uma mulher cis ou trans, por pessoas intergênero, agênero ou outras. Quem tem essa orientação sexual tem atração por pessoas, não por gêneros.

E isso ainda pode se referir tanto a uma atração sexual, por exemplo, quanto uma atração afetiva. Então, não importa se você não se relacionou com todos os gêneros ou gêneros diferentes. O que importa é se essa distinção de gênero é ou não relevante para que você se sinta atraído por alguém.

Quando o gênero não é relevante, outras variáveis entram em cena, como é o caso da personalidade, da moral, do caráter e de muitas outras.

Qual é a diferença entre bissexualidade e pansexualidade?

Apesar de serem frequentemente confundidas, bissexualidade e pansexualidade são duas orientações sexuais distintas. A principal diferença está na forma como a atração de um indivíduo acontece. Para quem é bissexual, existe distinção entre gêneros, embora essa pessoa possa se sentir atraída por todos. Já o pansexual sequer considera o gênero como uma característica relevante.

Como saber você é pansexual?

Pansexual é quem se define como uma pessoa que gosta de pessoas, não importa a sua identidade de gênero. Nesse sentido, as características pessoais são mais atrativas do que os seus traços físicos ou definições biológicas.

Um primeiro passo interessante é se questionar se você se sente ou se já se sentiu atraído por pessoas:

  • cisgênero — que se identificam com o gênero que foi designado ao nascer;

  • transexuais — que se identificam com um gênero diferente daquele que lhe foi designado ao nascer;

  • gênero fluído — que se identificam com o gênero feminino e também o masculino em diferentes momentos;

  • intersexo — cujas características genitais e cromossômicas não se encaixam nem em “masculino” nem em “feminino”;

  • não-binários — que não se identificam e nem se limitam aos gêneros masculino e feminino;

  • andrógenos — que se identificam com estilos de ambos os gêneros.

Além disso, procure se lembrar o quanto o gênero de uma pessoa influencia na atração que você sente por ela. Mas, atenção: não se trata necessariamente de ter concretizado essa atração por meio de beijar, transar ou namorar com um indivíduo e, sim, das vontades que você sente ou sentiu.

Então, considere se fazer algumas perguntas simples:

  • eu já me senti atraído por vários gêneros diferentes, ainda que não tenha tido coragem de ficar com a pessoa?

  • quando alguém me desperta interesse, tem a ver com a sua aparência física?

  • quando eu fantasio uma relação sexual ou afetiva com alguém, eu idealizo isso com um gênero específico?

  • já tive ou tenho vontade de ficar com pessoas de gêneros diferentes?

  • eu considero as características físicas como cruciais para sentir prazer durante o sexo?

Em geral, quanto mais associada ao corpo estiver a sua atração sexual, menores as chances de você se pansexual. Agora, se você percebe que o que chama a sua atenção é o papo, o intelecto, o humor ou a personalidade, não importando se a pessoa é masculina ou feminina, por exemplo, aí as chances mudam.

E, só para termos de esclarecimento, ser pansexual não significa que você vai sair por aí se sentindo atraído por todas as pessoas. Não é isso. Imagine, por exemplo, que uma mulher heterossexual pode sentir atração por qualquer homem. Apesar disso, ela não sai por aí se sentindo atraída por todos eles. Ela possui gostos e preferências que fazem despertar mais ou menos interesse em homens específicos.

A mesma coisa ocorre com um pansexual. Apesar de não fazer distinção entre os gêneros, são características específicas de cada indivíduo que acabam chamando a atenção e despertando essa atração. Nesse caso, é preciso que haja interesse mental, emocional, identificação em relação à personalidade, por exemplo.

Além disso, estar em um relacionamento com uma pessoa não muda a sua orientação sexual. Por isso, por mais que você, coincidentemente, acabe se relacionando mais com um gênero, isso não afeta ou “diminui” a sua pansexualidade.

Outro mito que precisa ser extinto é o de que você precisa ser gênero fluído, trans ou agênero para ser pansexual. Sua identidade de gênero é uma coisa; é como você se identifica e se reconhece. Sua orientação sexual é outra; é o que provoca desejo afetivo e/ou sexual em você.

Como você pode perceber, a sexualidade é um espectro bem variado e as orientações sexuais também. Na busca por alguém que provoque tanto atração física quanto emocional, é válido estar aberto a experimentar e descobrir o que mais te atrai, quais elementos são importantes para você no sexo e em um relacionamento.

Mesmo que você ainda não tenha se relacionado com pessoas de todos os gêneros, isso não impede que você se reconheça dentro da pansexualidade. Mais uma vez: não se trata apenas das pessoas que você beija ou com quem você transa, mas, sim, por onde passa sua libido.

Se você curtiu este conteúdo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

Explore mais conteúdos

Os últimos conteúdos que podem te interessar

Desenrolla