O que é ser empoderada? Saiba mais sobre o assunto e seja dona de si

Está na hora de entender o que é ser empoderada e de que forma você pode provocar essa mudança na sua vida!

Desenrolla

Empoderamento é uma expressão comumente utilizada para se referir ao ato de “dar poder” a alguém. Ultimamente, o conceito de o que é ser empoderada tem sido ainda mais usado no sentido de dar poder a si mesmo, ou seja, empoderar-se.

Em geral, esse comportamento é caracterizado pelo ato de deixar de dar tanta importância à visão que os outros têm de nós. Nesse caso, nossa opinião sobre quem somos é mais relevante do que a opinião dos demais.

Quer saber mais sobre o que é ser empoderada e como desenvolver isso em si mesma? Então, fique de olho!

O que é ser empoderada?

Uma pessoa empoderada é, sobretudo, aquela que conhece a si mesma, reconhece seus valores, desejos, limites e sonhos. Muitas vezes, para alcançar esse estágio, é preciso, antes de mais nada, desconstruir tudo aquilo que passamos a vida inteira aprendendo sobre o que éramos através da visão dos outros.

Se nossos pais nos disseram: “você é uma boa criança” ou “você é um diabinho”, de alguma forma, tendemos a internalizar isso. E se acreditamos ser isso, passamos o resto da vida desempenhando esses papéis, até resolvermos nos descobrir além deles.

Se você é uma boa namorada, uma boa colega de trabalho, uma boa mãe… O que significa esse “ser boa”? Esse questionamento pode ser um bom primeiro passo para o seu empoderamento pessoal.

Em geral, atribuímos essa “bondade” a fazer o que os outros esperam que façamos, ainda que passemos por cima de nossas vontades para cumprir essas expectativas alheias.

Dizer alguns nãos e priorizar as suas necessidades pessoais não faz de você uma pessoa pior. Infelizmente, esse desprendimento da opinião alheia só é possível depois de muita auto-observação e desenvolvimento de autoconfiança.

Quais são os princípios de empoderamento feminino?

O empoderamento feminino, segundo diretrizes determinadas pela Organização das Nações Unidas para lutar por esse objetivo, segue 7 princípios:

  • liderança — tem por propósito sensibilizar a liderança corporativa para a igualdade de gênero;

  • igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação — visa promover a igualdade entre homens e mulheres no que tange ao respeito, aos incentivos e aos benefícios;

  • saúde, segurança e fim da violência — objetiva a segurança e o bem-estar das mulheres no mercado de trabalho;

  • educação e formação — promove a educação e a capacitação de mulheres;

  • desenvolvimento empresarial e prática das cadeias de fornecedores — apoia o empreendedorismo feminino;

  • liderança comunitária e engajamento — cria políticas voltadas ao ativismo social com foco na igualdade de gênero;

  • acompanhamento, medição e resultado — incentiva a criação de relatórios que mostrem o progresso da igualdade de gênero.

Esses princípios têm por objetivo promover não só o empoderamento feminino individual, mas coletivo, principalmente no que diz respeito aos espaços proporcionados às mulheres no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

Como o empoderamento melhora os relacionamentos?

Quando se pergunta o que é o empoderamento, não é apenas uma questão pessoal. Na verdade, ele afeta o modo como você se relaciona consigo e com os outros. Por isso, chegou a hora de conhecer alguns dos seus impactos!

Melhora sua confiança em si e nos outros

Saber do seu poder faz com que você confie mais no seu potencial. Por consequência, isso tem impacto nas relações, seja com amigos ou parceiros afetivos. Você sabe do seu valor e exige que as pessoas respeitem isso.

Aumenta a sua autonomia

O empoderamento é também uma maneira de conquistar a sua autonomia. Acreditar ser capaz de conquistar as coisas sozinha é uma das grandes vantagens dessa autodescoberta. Ciente das suas habilidades, você passa a acreditar em si mesma para ir mais longe, ainda falte apoio.

Cria mais espaço nos relacionamentos

O empoderamento coloca você em um lugar de destaque na sua vida. Desse modo, sua própria companhia se torna mais interessante que a de qualquer outra pessoa. Curtindo esse tempo sozinha, você dá mais espaço ao outro, cria um espaço saudável nas relações e promove mais apreço pelos momentos compartilhados.

Ajuda a impor limites

Por fim, mas não menos importante, o empoderamento serve para que você seja capaz de impor limites, tanto em relação às suas necessidades pessoais quanto ao que você aceita dos outros. Reconhecendo o seu próprio valor, as outras pessoas se obrigam a respeitá-lo também.

Como ser empoderada, afinal?

Gostou dos benefícios do empoderamento? Então, fique de olho em algumas dicas que podem facilitar a sua jornada em direção a essa conquista!

Coloque-se em primeiro lugar

Não se trata de ser egoísta ou de ignorar as necessidades dos outros. Apenas coloque-se em primeiro lugar. Entenda que, para ajudar os outros, você precisa estar bem consigo mesma, gostar de quem é e ter saúde mental para lidar com diferentes situações.

Na sociedade patriarcal em que vivemos, mulheres são criadas com a expectativa de que sejam as cuidadoras (do marido, dos filhos, dos pais, dos idosos), e sempre doadoras de tempo e atenção. Contudo, saiba que cuidar do seu bem-estar, priorizar os seus objetivos, seu prazer, seus projetos, é imprescindível.

Conheça tudo sobre você

Se conhecer vai fazer com que você priorize o que é bom para você e evite o que não é. Ir a lugares que você não gosta, fazer coisas que você não quer, se manter em um emprego que não faz você feliz… Tudo isso pode ficar para trás. No entanto, é preciso que você saiba quais são os seus limites e o que agrada.

Desenvolva autoestima

Autoestima é a parente mais próxima do amor próprio. Ela surge quando você passa a aceitar suas imperfeições e a se abraçar integralmente, como um ser humano em constante evolução. Se você não se sente boa o suficiente em algo, pode ser o caso de autoconfiança em continuar tentando até melhorar, ou o caso de entender que você não precisa ser a melhor em tudo e parar de se esgotar para se igualar ao desempenho de outra pessoa.

Seja independente

A vida pode ser mais fácil quando você divide a carga com as outras pessoas. Porém, antes disso, é preciso aprender a caminhar sozinha e tomar algumas atitudes mesmo a despeito da opinião de alguém importante para você. Ser independente é, sobretudo, assumir seus desejos e lutar por eles, mesmo sozinha.

O empoderamento pode ser um processo profundo, nem sempre gostosinho, mas certamente colocará você em um lugar de força, de onde ninguém poderá tirar. Seu senso de capacidade e de autoconfiança se transformará e você se tornará muito mais ciente do quanto tem nas mãos o poder de fazer suas próprias escolhas.

E agora que você já sabe o que é ser empoderada, compartilhe este post com outras pessoas!

Explore mais conteúdos

Os últimos conteúdos que podem te interessar

Desenrolla