TPM: entenda os sintomas e características da tensão pré-menstrual
Existem muitos sintomas associados à TPM que podem atrapalhar bastante a rotina da mulher. Deseja saber mais sobre o assunto? Acesse o post!
Chegou a hora de entender que é pompoarismo e quais são os benefícios dessa prática tão utilizada!
Embora muita gente não saiba, existem diversas técnicas e práticas íntimas que podem ser adotadas com o objetivo principal do autocuidado. Elas vão muito além de melhorar a vida sexual — o pompoarismo é uma delas.
Sentir seu corpo funcionado de maneira saudável e em pleno desempenho é uma maneira de estar melhor física e emocionalmente. É claro que isso pode afetar a qualidade das suas transas, mas não é só isso. Quer saber mais sobre o que é pompoarismo e suas vantagens? Então, vem com a gente!
Apesar da palavra estranha, essa técnica é muito recomendada por terapeutas sexuais e pode impactar muitos aspectos da sua vida. O pompoarismo é uma espécie de exercício físico íntimo. Ele consiste em contrair os músculos da vagina e do períneo.
Apesar de parecer algo simples e bastante específico, essa prática reserva surpresas que você nem imagina. O exercício tem realmente o potencial de beneficiar a sua saúde física, emocional e até psicológica. Gostou da ideia?
É muito comum que o pompoarismo seja procurado por quem está buscando melhorar sua vida sexual, principalmente, por mulheres que querem sentir mais prazer. Assim, fortalecendo a musculatura do assoalho pélvico, elas passam a ter mais controle sobre as próprias sensações. Mas já se sabe que ele também é usado para outras finalidades.
Fisicamente, o pompoarismo tem um efeito muito positivo na prevenção de problemas decorrentes do envelhecimento do corpo, como a incontinência urinária. Além disso, ele também ajuda com situações como as hemorroidas e outros problemas desagradáveis.
Mas a técnica vai bem além disso. Como você já viu, o pompoarismo também tem impacto sobre a saúde mental de boa parte das mulheres. Principalmente, porque ele desenvolve a sua autoconfiança e o autoconhecimento sobre o corpo, seus movimentos e sensações.
Isso combate a baixa autoestima e, consequentemente, acaba melhorando a qualidade do desempenho sexual. Em alguns casos, pode aliviar os sintomas da ansiedade e da timidez, aumentando o bem-estar e a autenticidade na cama.
O pompoarismo auxilia, principalmente, no fortalecimento do assoalho pélvico. Com isso, a mulher tem mais controle sobre as contrações durante o ato sexual, o que, certamente, é capaz de provocar mais prazer para ambos os envolvidos.
Outro benefício importante de ser mencionado é que o pompoarismo contribui para o fortalecimento da musculatura responsável por suportar o útero e o peso da barriga quando a mulher engravida, por exemplo. Da mesma maneira, tem uma contribuição relevante para o controle dos músculos que facilitam a saída do bebê no parto.
Ele também ajuda em:
alívio de cólicas menstruais;
prevenção de infecções íntimas;
redução de incontinência urinária;
pré e pós-parto;
conquista do orgasmo;
aumento da libido;
regulação da menstruação.
Você já viu que o pompoarismo aumenta a sua força vaginal, né? Agora, imagine isso aplicado estrategicamente ao ato sexual para ampliar a pressão sanguínea no pênis e contribuir para um orgasmo ainda mais prazeroso.
O que você experimentará é um melhor desempenho sexual, além de muito mais libido. E se você costuma sentir dores no momento da penetração, saiba que pode ser ocasionada por alguma limitação vaginal. Isso também pode ser melhorado com o pompoarismo.
Outro ponto bem bacana é que a técnica possibilita à mulher ter orgasmos múltiplos. Também ajuda a retardar a ejaculação do parceiro, tudo com os movimentos certos.
Mas, atenção: o pompoarismo nunca deve ser praticado sem a indicação de um médico especialista, afinal, ele tem algumas contraindicações importantes e que devem ser levadas em consideração.
Colocar o negócio em prática não é tão difícil. Além disso, você pode praticar um pouco todos os dias, como uma espécie de ginástica íntima. Mas sempre com a recomendação do seu médico e orientações para os exercícios, combinado? Então, já anota aí para perguntar sobre isso na próxima consulta.
Você pode separar 10 minutos do seu dia, todos os dias. Em um mês você já estará percebendo os resultados desse exercício mágico. Então, vamos ao que interessa — as etapas do pompoarismo.
Você já teve que segurar o xixi em algum momento da sua vida, certo? A contração feita no pompoarismo é, justamente, esse movimento. No entanto, certifique-se de esvaziar sua bexiga antes de começar. Depois, basta contrair e relaxar a musculatura alternadamente durante o tempo proposto.
Tão importante quanto o movimento de contração é manter a respiração correta durante os exercícios. Então, certifique-se de encontrar um ritmo que você conseguirá manter até o final da ginástica. O indicado é sempre inspirar profundamente pelo nariz e soltar o ar pela boca enquanto relaxa a musculatura.
Depois de um tempo, você pode perceber a necessidade de usar alguns acessórios para praticar o pompoarismo. É isso que vai intensificar os exercícios e aumentar o efeito das contrações. Mas isso só deve ser feito à medida em que a sua musculatura for fortalecida. Do contrário, ela não terá resistência suficiente para segurar os acessórios.
Você não precisa pensar sobre eles nas fases iniciais. Apenas mantenha sua concentração nos movimentos até se sentir segura o suficiente. Depois, procure um profissional especialista que ajudará com a indicação dos acessórios certos e com a orientação de como utilizá-los.
Ao introduzir os acessórios na sua rotina de exercícios, é importantíssimo dar atenção constantemente à higiene desses objetos. Eles devem ser lavados com muito cuidado, assim como as suas mãos, antes de começar. Prefira sempre sabonetes neutros e água em abundância. Mantenha esses cuidados antes e depois dos exercícios, e nunca compartilhe os seus itens.
Não existem mistérios na prática do pompoarismo. Assim como qualquer outro tipo de exercício, ele deve ser iniciado aos poucos e, com o tempo, você notará que está ganhando mais força e resistência. Desse modo, poderá começar a se beneficiar com mais sensibilidade nos momentos íntimos.
Como você viu, essa é uma ótima maneira de desenvolver seu autoconhecimento e a autoconfiança, tornando seu dia a dia mais leve e descontraído. Isso, certamente, ajudará você a se soltar na cama e a beneficiar seu corpo e o do seu parceiro. Aproveite!
Se você gostou do assunto, não deixe de conferir os outros posts em nossa plataforma!
Os últimos conteúdos que podem te interessar