Sexo pode causar infecção urinária? Entenda

Estou com infecção urinária e tenho um encontro marcado, posso transar? Veja, em nosso post, o que fazer.

Desenrolla

Infelizmente, é comum algumas mulheres sentirem dor após as relações sexuais, e isso pode ser sintoma de alguma infecção urinária relacionada ao sexo. Ainda que seja um problema, pode manter a calma, pois isso é comum devido à anatomia do corpo feminino¹.

Se você já passou ou tem passado por essa experiência desagradável, continue conosco nesta leitura. Vamos explicar tudo sobre esse mal e como pode ser evitado ou tratado.

Por que a infecção urinária pode ocorrer após o sexo?

O sexo não é diretamente o causador da infecção urinária². Cerca de 70% a 85% dos casos2 ocorrem devido a bactéria Escherichia coli, acompanhados por outros tipos, como o Staphylococcus saprophyticus, espécies de Proteus, de Klebsiella e o Enterococcus faecalis, que penetram na uretra e formam colônias no trato urinário.

A prática sexual, na verdade, só aumenta as possibilidades de elas ocorrerem, pois língua, mãos e genitálias passeiam pelos corpos, transportando essas bactérias. Nesse sentido é importante deixar claro que a infecção urinária é mais frequente nas mulheres, por terem uma menor extensão anatômica da uretra do que os homens, e a proximidade entre o anus e a vagina.

Entretanto, essa doença também pode acometer os homens, especialmente, quando existe doença prostática associada³. As relações sexuais também podem intensificar os sintomas de dor e ardência ao urinar ou receber algum atrito na região. Inclusive, causam muito desconforto durante a penetração e, por esse motivo, os médicos indicam uma pausa no sexo durante período de tratamento.

Outra indicação médica é que, ao terminar de transar, o casal faça a higiene de suas partes íntimas. Se possível, urinar após a transa para limpar o canal e evitar a proliferação das bactérias.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas da infecção urinária podem variar, principalmente, pela região do sistema urinário que foi afetada, podendo ser bexiga, rins e uretra. Entretanto, existem alguns sinais que são frequentemente relatados pelas pessoas que estão doentes, independentemente de a infecção urinária estar relacionada ao sexo ou não. Veja:

  • dor ou queimação ao urinar;

  • sensação de bexiga pesada;

  • frequente vontade de urinar;

  • micção em pequenas quantidades;

  • coloração escura e cheiro forte na urina;

  • presença de sangue na urina;

  • febre baixa e contínua.

Quais são as diferenças entre infecção urinária e cistite? 

A principal diferença entre a cistite e a infecção urinária é que a cistite se trata de uma inflamação na bexiga, enquanto a infecção do trato urinário afeta todo o sistema. Como os sintomas são muito parecidos, é comum que o médico solicite exames de urina para identificar qual a doença.

Com o resultado, o profissional prescreve o tratamento corretamente. No tratamento de cistite, é necessário o uso de anti-inflamatórios, já que os exames não apontam a presença de bactérias. 

Quais são os possíveis tratamentos?

Mesmo que as infecções urinárias sejam comuns, é importante se consultar com um especialista para que o diagnóstico seja feito corretamente. A automedicação não é indicada, pois a situação pode se agravar e evoluir para uma infecção generalizada.

O tratamento da infecção urinária será feito por meio de terapia antimicrobiana, mas dependerá da forma como a infecção se apresenta. Além disso, é determinado de acordo com a pessoa infectada, qual o agente infeccioso, e a própria evolução do quadro clínico. Provavelmente, o sexo terá que ficar para outra hora.

Portanto, para diagnóstico e prescrição do tratamento, o médico vai fazer exames e solicitar exames laboratoriais e clínicos. Siga as orientações e boa recuperação!

Quer saber mais sobre sexo, saúde, prazer e relacionamentos? Acesse outros conteúdos em nossa plataforma e fique por dentro de informações, dicas e novidades sempre quentes!

Referências:

¹Dr. Jairo Bouer

²Cuidados pela Vida

³Sociedade Brasileira de Nefrologia

Explore mais conteúdos

Os últimos conteúdos que podem te interessar

Desenrolla