Coceira no pênis: causas e sintomas

Conheça aqui possíveis causas para o surgimento da coceira no pênis e aprenda a prevenir esse problema com essas dicas!

Desenrolla

Ninguém gosta de sentir coceira em qualquer parte do corpo, certo? Esse é um sinal superdesconfortável e que incomoda bastante. Imagine, então, quando o assunto envolve os nossos “países baixos”? Aí, complica! Pensando nisso, criamos um conteúdo que vai tirar todas as suas dúvidas sobre coceira no pênis.

Está passando por isso agora? Então, não precisa se preocupar. Ao longo do nosso bate-papo, você vai descobrir algumas possíveis causas para o problema e poderá buscar orientação da melhor forma para resolvê-lo.

Então, vamos logo ao que interessa. Continue a leitura e veja por que a coceira no pênis pode surgir, além de descobrir os principais sintomas desse problema. Vamos lá!

Má higiene 

É claro que você já viu, por aí, aquela notícia de que cerca de 1.000 pessoas precisam amputar o pênis anualmente no Brasil por falta de higiene. Sabe o que é pior? Isso é verdade! Os dados são da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), então, o problema é sério.

Não lavar o pênis adequadamente pode fazer com que bactérias ou, até mesmo, fungos se acumulem em várias regiões, como o prepúcio ou a glande, e gerar desconforto e inflamações. Por isso, a recomendação é sempre lavar todas as áreas direitinho, com sabonete neutro.

Lembrando que, além da coceira, a má higiene pode trazer sintomas nada agradáveis, como dor e mau cheiro, e aumentar as chances do desenvolvimento de câncer nessa área. Ou seja: não brinque em serviço!

Alergia

As alergias são definidas como uma resposta do sistema imunológico a algum agente considerado “incompatível” com o nosso corpo. Ou seja: é uma forma de seu organismo demonstrar que algo não está muito bem.

O processo alérgico pode, portanto, ser desencadeado em qualquer parte do corpo. Com o pênis, isso não é diferente! Por ser uma região muito sensível, alguns fatores podem gerar a alergia. Os sintomas são a coceira e uma grande vermelhidão.

Exemplos são o sabonete usado, o tecido das suas cuecas, o uso de lubrificantes ou produtos variados com fragrâncias e composição incompatível: há muitas possibilidades. A dica — e o desafio — é identificar a origem do problema e eliminá-la do seu dia a dia.

Candidíase

A candidíase é uma doença causada por fungos. Ela tem um caráter sexualmente transmissível, mas também pode aparecer espontaneamente, já que o Candida sp. é um microrganismo que já vive no nosso corpo.

Mas, espera aí: se eles já estão por aqui, por que causam doenças? O problema começa quando eles se proliferam exageradamente. Isso pode acontecer, por exemplo, a partir de situações de estresse ou queda na imunidade.

Nesse caso, os sintomas são dor, vermelhidão e a presença de uma secreção de cor branca. O pênis pode não ser o único afetado e, muitas vezes, o problema se espalha para a virilha e áreas próximas.

Piolhos pubianos

Você já teve piolho alguma vez na vida? Se sim, sabe que a situação não é nada bacana. A coceira é insuportável e chega a ser desesperadora. A má notícia é que esses seres também podem infestar a região pubiana.

Você não leu errado. Os piolhos pubianos são reais e podem ser transmitidos a partir do contato com roupas que contenham esses bichinhos ou, claro, com o contato sexual com outra pessoa contaminada.

Além da coceira — sempre ela! —, os sintomas incluem a presença de sangue nas roupas — já que esses seres se alimentam assim! — e a ocorrência de machucados na virilha.

HPV

Infelizmente, nem todos os problemas são “simples”, como a presença de piolhos ou de uma alergia. O HPV é um exemplo de questão mais séria, por se tratar de um vírus que nunca é completamente eliminado do organismo.

Transmitido a partir do contato sexual desprotegido, o vírus HPV (papilomavírus humano) é famoso por causar verrugas com um aspecto conhecido como de “couve-flor”. A coceira, no entanto, também pode estar presente.

O problema do HPV é que ele aumenta o risco de desenvolvimento de câncer em pessoas contaminadas, independentemente do seu sexo. Ou seja: use camisinha sempre!

Clamídia

Já falamos sobre fungos e vírus que podem causar coceira no pênis, mas agora é hora das bactérias, que podem originar doenças como a clamídia. No caso, a responsável é a Chlamydia trachomatis. Ela é transmitida a partir do contato sexual (novamente!), e também pode passar da mãe para os bebês no momento do parto.

Ela pode gerar complicações caso não seja tratada, como obstruções. Mas os sintomas iniciais são a coceira, dor ao fazer xixi e a presença de uma secreção líquida, que pode variar de cor. 

O incômodo durante o ato sexual também é presente, já que o pênis fica bem sensibilizado. Modo de prevenção? Ela, de novo: a camisinha, sua melhor amiga quando o assunto é uma vida sexual prazerosa e saudável.

Psoríase

Para fechar, temos mais uma causa de coceira no pênis: a psoríase. Aqui, o papo envolve uma doença do tipo crônica, ou seja, que não tem cura. Mas calma: tem tratamento! Outro detalhe muito importante é que ela não é contagiosa. A sua causa está relacionada a uma questão autoimune, ou seja, quando o sistema imunológico ataca ao próprio organismo.

O principal sintoma desse problema é a presença de manchas avermelhadas sobre a pele que, normalmente, não ficam apenas na área genital. O local fica bem ressecado e, consequentemente, com dor e coceira.

A psoríase tem origem genética, o que faz com que a prevenção seja quase impossível. No entanto, um estilo de vida saudável e com o estresse reduzido ajudam a manter esse problema bem longe.

E aí? Acha que os seus sintomas, além da coceira no pênis, batem com alguma das causas acima? Então, é hora de procurar um médico para que ele possa avaliar a situação e decidir qual é o melhor tratamento a ser feito. Não se esqueça: nada de vergonha. Os profissionais estão ali para ajudar!

Quer continuar se informando sobre dicas para conquistar uma saúde plena e uma vida sexual satisfatória? Confira mais conteúdos em nossa plataforma!

Explore mais conteúdos

Os últimos conteúdos que podem te interessar

Desenrolla