LGBTQIAPN+: conheça o significado de cada letra!
O que é LGBTQIAPN+? Tire as suas dúvidas sobre o movimento e conheça um pouco mais sobre a sua história neste conteúdo especial!
Afinal, o que é relacionamento aberto e como fazer esse formato funcionar? Explicamos tudinho aqui em nosso post!
Afinal, será que o relacionamento aberto é o modelo ideal pra você? Primeiro, não pense que se trata de uma prática super moderna, apesar de o termo ter se popularizado nos últimos anos. O acordo de uma relação que possibilita mais de um parceiro amoroso e sexual já existe há muito tempo.
Inclusive, muitos casais famosos são adeptos a esse conceito. É o caso dos atores Will e Jada Smith, Marco Nanini e Fernando Libonati, Pink e Carey Hart, Fernanda Nobre e Roberto Jardim, Samara Felippo e Elídio Sanna e muitos outros.
Algumas vezes, a adoção do relacionamento aberto ocorre para salvar um casal. Mas, além de não ser uma regra, não significa que vá funcionar como uma maneira de evitar o término. A escolha desse modo de se relacionar deve acontecer por desejo de ambos.
Quer saber mais sobre relacionamentos abertos? Continue conosco e fique por dentro!
O relacionamento aberto consiste na não-exclusividade em uma parceria física ou emocional. Em outras palavras, é quando existe um acordo de que é possível manter algum tipo de envolvimento com outra pessoa, além da parceira ou parceiro, sem que isso seja considerado infidelidade.
Isto é, como o próprio nome sugere, em uma relação aberta, os envolvidos estão abertos para algumas possibilidades que fogem do modelo convencional. Mas, ei, isso não significa que o relacionamento é bagunçado e os envolvidos podem fazer o que desejam sem a menor responsabilidade afetiva, certo?
Afinal, qualquer envolvimento afetivo precisa de respeito e empatia e, em um relacionamento aberto, isso não seria diferente. Então, os parceiros devem conversar para definir regras e acordos que possibilitam o funcionamento desse modelo de relação.
Por exemplo, é válido ficar com outra pessoa mais de uma vez ou é preciso se limitar a encontros casuais? Sexo é permitido nessa configuração de relacionamento? E trocar nudes ou manter conversas virtuais? O parceiro precisa saber do ocorrido? Seja como for, o mais importante é que ambos concordem com as regras estabelecidas.
Como visto, não existem padrões definidos para um relacionamento aberto. Há algumas versões mais comuns desse tipo de relação, das quais você provavelmente já ouviu falar. Confira:
swinging – troca de casais com finalidade exclusivamente sexual;
relações com múltiplos parceiros – a relação afetiva ou sexual pode ser com mais de um parceiro;
relacionamento livre – não existe hierarquia no relacionamento e os status pouco importam. Logo, os envolvidos podem não usar termos como ”namorado” ou ”namorada”.
Em outras palavras, o foco de um relacionamento aberto é garantir a liberdade e a honestidade entre os envolvidos. Afinal, esses adjetivos nem sempre são conquistados no modelo convencional de relação.
Contudo, é válido deixar claro que esse tipo de relacionamento está sujeito a ajustes ao longo do caminho, caso os envolvidos sintam necessidade. Quando há regras, elas existem para que cada um possa desenvolver conexões sexuais (ou afetivas) com outras pessoas de forma livre, porém, respeitosa.
No início do artigo, mencionamos que ter um relacionamento aberto não significa que cada um pode fazer o que quer. Afinal, a ideia desse formato de relação é justamente buscar mais respeito e empatia, o que às vezes não ocorre em uma relação fechada. Não é à toa que muitos casamentos e namoros terminam por traições e mentiras.
Ainda assim, tenha em mente que o relacionamento aberto não é sinônimo de honestidade, caso os envolvidos não se esforcem para isso.
Esse modelo também costuma exigir adaptação de quem se acostumou com formatos tradicionais. Pode ser difícil imaginar alguém que você ama envolvido com outra pessoa, seja afetiva ou sexualmente.
Nesse sentido, a responsabilidade afetiva é adotada ao compreender com quais atitudes e comportamentos você e sua parceira ou parceiro estão confortáveis. E, feitos os acordos, é importante que sejam respeitados.
Até porque, se o seu parceiro ou parceira abriu mão da exclusividade no relacionamento, é porque confia em você e valoriza a sua liberdade. Ignorar isso é desrespeitar os sentimentos alheios e causar uma decepção que poderia ser evitada.
Você decidiu adotar a relação aberta, mas tem medo de se machucar ou machucar o outro? Existem alguns cuidados a serem tomados que podem evitar esses problemas. Confira!
Alguns casais deixam a relação aberta desde o começo, outros fazem isso apenas quando a relação se torna estável. Se você ainda tem insegurança quanto ao relacionamento, pode ser que construir uma estabilidade primeiro dê mais confiança para que vocês partam para uma nova configuração, conhecendo melhor a outra pessoa, seus desejos e sentimentos.
Muitas vezes, as pessoas mantêm segredos na relação para evitar machucar o outro. As intenções podem até ser boas, mas os resultados não costumam ser positivos. Relacionamentos precisam de transparência para funcionar, sejam eles abertos ou fechados.
Ter mais de um parceiro sexual eleva os riscos para doenças sexualmente transmissíveis. Então, é fundamental cuidar da saúde (sua e dos demais) ao usar preservativos e fazer exames regularmente.
Ao ter mais de um parceiro, cuidar da sua agenda passa a ser mais difícil, mas importante para que você tenha tempo para os relacionamentos e evite qualquer mal-estar. Naturalmente, nem sempre atingir esse objetivo será fácil. Contudo, se você optou pelo relacionamento aberto, vale se esforçar para não decepcionar o outro e nem perder ninguém legal, certo?
Como visto, o esforço deve fazer parte de um relacionamento, seja ele aberto ou fechado. Afinal, toda relação exige manutenção para funcionar. Caso contrário, a tendência é que a relação esfrie ou mesmo que não vá para frente. Logo, mostre consideração e desenvolva afeto, diálogo e compreensão. Esses aspectos são essenciais para uma relação funcionar.
Então, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre o relacionamento aberto? Ao longo do artigo, falamos dos cuidados a serem tomados nesse formato de relação, a importância dos combinados e sobre como equilibrar o relacionamento com responsabilidade afetiva.
Quer conferir outros conteúdos sobre relacionamento? Acompanhe a nossa plataforma de educação sexual, a DesenrOlla, e fique por dentro dos demais artigos relacionados!
Os últimos conteúdos que podem te interessar
O que é LGBTQIAPN+? Tire as suas dúvidas sobre o movimento e conheça um pouco mais sobre a sua história neste conteúdo especial!
Você sabe fazer sexo oral na mulher? Confira nossas dicas e nosso infográfico para levar ela ao orgasmo e avalie o seu desempenho.
O sexo gouinage pode ser o seu passaporte para o prazer: entenda mais sobre o assunto e saiba como utilizá-lo a seu favor!
Você acha que o dirty talk se resume a frases exageradas usadas em filmes pornô? Veja aqui se é um engano.
Os astros podem ajudar você a apimentar a relação. Quer saber como? Então, confere este post para saber como é cada signo na cama.
Existem inúmeros emojis de paquera que podem ser usados com conotação sexual. Aposto que eles vão surpreender você. Confira nosso post!