LGBTQIAPN+: conheça o significado de cada letra!
O que é LGBTQIAPN+? Tire as suas dúvidas sobre o movimento e conheça um pouco mais sobre a sua história neste conteúdo especial!
Veja como lidar com ciúmes a partir de algumas dicas práticas e aprenda a manter esse problema longe da sua relação!
“Ciúme”, do Ultraje ao Rigor. “Ciúme de Você”, de Roberto Carlos. “Jealousy”, do Queen. São músicas bem diferentes, de estilos diversos e para todos os gostos. No entanto, elas falam sobre um tema universal: os ciúmes. Você se considera uma pessoa ciumenta? Não sabe como lidar com ciúmes?
Se a resposta é sim — ou se você convive com alguém que é movido pelos ciúmes e isso está atrapalhando a relação —, respire fundo. Estamos aqui para ajudar com algumas dicas que podem ser úteis para lidar com essa situação.
Então, se você não sabe como lidar com ciúmes e gostaria de algumas dicas práticas, veio ao lugar certo! Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre esse sentimento que, pouco a pouco, pode acabar minando as relações e nos deixar super estressados. Vamos lá!
De acordo com o dicionário, podemos encontrar dois significados para a palavra “ciúme”. A primeira diz que esse é um “sentimento penoso relacionado a uma pessoa de quem se pretende amor exclusivo” ou, ainda, o “receio de que o amado dedique o seu afeto a outro alguém”.
Por outro lado, há também o “medo de perder alguma coisa”. Ou seja: podemos observar que os ciúmes são sentimentos ligados não só à posse, mas também à insegurança e ao cuidado excessivo por algo ou alguém.
Logo, é fácil perceber que esse sentimento não está relacionado apenas aos relacionamentos amorosos ou ao sexo, mas a qualquer pessoa ou situação das nossas vidas.
Não necessariamente. Ter um medinho de perder a pessoa que amamos é algo completamente natural, não é mesmo? Afinal, gostamos daquela pessoa e a ideia de vê-la nos trocando por outra é aterrorizante.
Até certo ponto, os ciúmes podem ser saudáveis e normais. Esse tipo de sentimento é aquele que se resolve com uma conversa e que não causa prejuízo às nossas vidas. No entanto, há também os ciúmes patológicos, que são um verdadeiro problema.
No ciúme doentio, a pessoa fica literalmente obcecada por aquele assunto, passando a ter um comportamento tóxico, que prejudica não só a pessoa amada, mas a si mesmo. Assim, comportamentos de posse e proibições se tornam normais, fazendo com que o relacionamento deixe de ser saudável.
Por outro lado, a ausência completa de ciúmes também pode gerar problemas, fazendo com que a outra pessoa não se sinta valorizada. Ou seja: é preciso ter um equilíbrio e, sempre, muita conversa entre as partes envolvidas no relacionamento.
Qualquer situação pode gerar ciúmes. Algumas são infundadas — como o fato de se relacionar com bissexuais e achar que a pessoa está insatisfeita com a relação com apenas um gênero —, enquanto outras têm relação com traumas e situações do passado, que deixam sua marca em nossas personalidades.
No entanto, boa parte das vezes, a causa do ciúme tem uma maior relação com o modo como nos vemos a nós mesmos. Insegurança, baixa autoestima e falta de amor próprio são questões que estão intimamente ligadas ao medo de perder aqueles que amamos.
A mente de uma pessoa ciumenta é um lugar caótico. O ciumento sofre muito com essa situação e, infelizmente, acaba fazendo com que a outra pessoa também seja prejudicada.
Situações do dia a dia — como ida a festas, trabalho e até mesmo relações familiares — causam ciúmes em quem é ciumento. Muitas vezes, as pessoas amadas não podem vestir certas roupas, conversar com pessoas específicas ou até mesmo interagir com o público online sem que o ciumento se sinta em sofrimento.
Pouco a pouco, essa situação acaba prejudicando a relação e a saúde dos envolvidos. Queda na libido, ejaculação precoce, dores de cabeça e brigas constantes são apenas algumas das consequências possíveis para todo esse contexto.
Agora, é hora de conferir algumas dicas para que você entenda como lidar com ciúmes em seu relacionamento. Vamos lá?
O primeiro passo para que você possa lidar com ciúmes é saber suas origens. O que faz com que esse sentimento surja em seu peito? Identifique os “gatilhos”, anote-os mentalmente (ou até mesmo em um cantinho no caderno) e guarde as informações para reflexão e diálogo com o parceiro.
O próximo passo é a comunicação. A partir da identificação das causas desse ciúme, é hora de levá-las ao seu companheiro ou companheira e discutir a situação. Uma conversa aberta e sincera é fundamental para que feridas sejam curadas e, assim, o relacionamento possa melhorar.
A partir do diálogo, é importante que acordos sejam feitos. No entanto, cuidado para não deixar isso virar um festival de proibições, tudo bem? As soluções devem ser boas para ambos. Em um relacionamento, todos nós precisamos ceder, mas sem abrir mão de ser quem realmente somos. Tenha isso em mente!
O diálogo também é importante para que a confiança na relação seja devidamente estimulada. Tente seguir os combinados feitos com a pessoa amada e mantenha a conversa ativa no dia a dia. Confiar cegamente é difícil, mas é um exercício diário para quem se envolve em um relacionamento.
Outro exercício válido é a inversão de papéis. É comum acharmos que alguma situação específica vai culminar em uma traição mas… e se fosse você? No mesmo contexto, também aconteceria uma traição? Se coloque no lugar da pessoa que você ama e tente entendê-la, além de pensar o que seria feito caso os papéis estivessem trocados.
Por fim, a terapia é uma ferramenta valiosa na vida de um ciumento. A reflexão e o autoconhecimento são essenciais para superar esse problema e há, ainda, a opção de fazer as sessões em casal. A boa notícia, também, é que muitas cidades oferecem o serviço de apoio psicológico a preços populares ou totalmente gratuitos. Se informe por aí!
Gostou de conferir essas dicas de como lidar com ciúmes? Esperamos que sim! Agora, sente com seu parceiro ou parceira e discuta os temas abordados ao longo do texto. A comunicação é a chave para que esse problema fique no passado!
Aproveite e se inscreva na newsletter do DesenrOlla! Assim, você fica sempre por dentro das novidades e dicas sobre relacionamento, sexo, saúde, intimidade, autoestima e muito mais!
Os últimos conteúdos que podem te interessar
O que é LGBTQIAPN+? Tire as suas dúvidas sobre o movimento e conheça um pouco mais sobre a sua história neste conteúdo especial!
Você sabe fazer sexo oral na mulher? Confira nossas dicas e nosso infográfico para levar ela ao orgasmo e avalie o seu desempenho.
O sexo gouinage pode ser o seu passaporte para o prazer: entenda mais sobre o assunto e saiba como utilizá-lo a seu favor!
Você acha que o dirty talk se resume a frases exageradas usadas em filmes pornô? Veja aqui se é um engano.
Os astros podem ajudar você a apimentar a relação. Quer saber como? Então, confere este post para saber como é cada signo na cama.
Existem inúmeros emojis de paquera que podem ser usados com conotação sexual. Aposto que eles vão surpreender você. Confira nosso post!