10 dicas para transar pela primeira vez com mais prazer e tranquilidade

Desenrolla

Está nas revistas adolescentes, nos romances, nos filmes e em rodas de conversa por todo o lugar, seja pela memória do que aconteceu ou pela ânsia do que vai acontecer: o sexo pela primeira vez é uma experiência comum a todos, e repleta de expectativas.

O problema é que, junto com as expectativas, pode surgir um nervosismo que simplesmente não é necessário. Onde fazer? E se doer? Quanto tempo deve durar? O que acontece depois? E a camisinha?

São tantas perguntas que você pode acabar esquecendo que está lidando com uma coisa normal da vida e acabar achando que está prestando o ENEM. Por isso, vamos compartilhar 10 dicas para quem ainda não viveu esse momento – e ajudar a tornar tudo isso mais fácil, leve e prazeroso! Bora lá?

1. Cuidado com as expectativas ao transar pela primeira vez

O sexo pela primeira vez é, sim, um momento único na vida das pessoas – e parte dessa importância vem da maneira como tratamos o sexo como sociedade. Culturalmente, enxergamos esse acontecimento como uma espécie de rito de passagem – e isso é acompanhado de uma alta taxa de expectativa. Graças à cultura pop, é normal imaginar que a situação será recheada de velas, pétalas de rosas e que será o momento mais romântico de nossas vidas. Tudo isso até pode acontecer – mas criar muitas expectativas e fantasiar excessivamente pode acabar resultando em frustração. Lembre-se de viver o momento!

2. Conheça seu corpo

Essa é uma dica importantíssima não apenas para sua primeira vez, mas para todas as outras que seguirão. Conhecer o próprio corpo é importantíssimo para que a primeira relação sexual seja especial e aproveitada ao máximo – afinal de contas, ao saber o que te dá prazer, é possível fazer o sexo pela primeira vez ser ainda mais prazeroso e verdadeiro. Fica aqui uma dica extra para acompanhar essa: não tenha vergonha de conversar com a outra pessoa sobre aquilo que te excita (e o que não te excita). Assim, tudo pode ser ainda melhor para os dois!

3. Tenha consciência

Sabe toda a expectativa gerada na primeira vez – as rosas, as velas, a música romântica? Obras de ficção são especialistas em criar um clima especial na nossa cabeça, mas quase sempre deixam de lado fatores de saúde primordiais. Sexo é algo fantástico, um poço de autoconhecimento e de prazer – mas, quando praticado sem os cuidados necessários, pode se traduzir em sérias dores de cabeça, de uma IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) até uma gravidez indesejada. Então, esteja certo de que transar é uma decisão sua (não transe por pressão dos amigos ou do parceiro) e proteja-se. Usar camisinha é fator obrigatório para você não correr o risco de sair de um momento especial e acabar mergulhando em um problemão.

4. Escolha um local seguro para transar pela primeira vez

A ficção (sempre ela!) adora pintar cenários de sexo em lugares inusitados. O banheiro de uma festa, um local público, dentro de um carro – e por aí vai. Mas, convenhamos: tanta coisa passa pela cabeça de quem vai fazer sexo pela primeira vez que praticamente não existe espaço para adicionar mais um ingrediente nessa receita toda, não é? Escolher um local seguro é fundamental para que a sua experiência seja benéfica. Até porque, cá entre nós, essa é a sua primeira vez – e não a última!

5. Aproveite as preliminares

Desenrolla

Considerando que você já sabe o que são preliminares, não dá para deixá-las de lado na primeira vez. Elas não apenas são divertidas e prazerosas, mas também tornam o sexo mais fluido e agradável e prazeroso. E isso não tem apenas a ver com o ato em si: a prática das preliminares auxilia na excitação – e, consequentemente, na lubrificação, para que a primeira relação sexual seja agradável para todas as pessoas envolvidas.

6. Dores não devem ser normais

Acabamos de falar sobre as preliminares e a lubrificação, e essa dica tem tudo a ver com o item anterior: na maioria dos casos, a tal dor que dizem ser normal em mulheres é porque os músculos vaginais tendem a se contrair por conta da tensão que o sexo pela primeira vez envolve. Se a mulher estiver tranquila e excitada, a chance de a primeira transa com penetração ser indolor é muito alta. Se você estiver sentindo dores durante a relação – tanto na primeira quanto nas futuras -, o ideal é parar, conversar com a outra pessoa e entender o que exatamente está acontecendo. Em alguns casos, pode ser indicado procurar ajuda médica.

7. Os mitos da performance ao transar pela primeira vez

Sexos intermináveis, que duram horas. Corpos esculpidos em mármore, que poderiam estrelar em filmes de Hollywood ou produções eróticas. Uma verdadeira maratona sexual. Tudo isso não passa de bobagem. Assim como filtros de redes sociais escondem quem nós somos de verdade, o sexo da ficção está muito distante não apenas do sexo pela primeira vez, como de todas as outras transas da sua vida. Os mitos da performance existem para vender um ideal inatingível – e que, mesmo se for atingido, deixa de lado a parte mais importante da coisa toda: o prazer, a intimidade e a diversão que o sexo traz. Lembre-se: você não está atuando para uma plateia. Pelo contrário: está compartilhando um momento íntimo com outra pessoa. Seja você.

8. Use camisinha quando for transar pela primeira vez

Você já leu isso como dica, orientação, recomendação – pode escolher a palavra -, mas nunca é demais repetir: use camisinha. Vamos até escrever mais uma vez, para garantir que você leu: use camisinha.

O sexo pela primeira vez é um momento único na vida e, justamente por isso, é importante que ele fique marcado apenas por bons momentos e acontecimentos – e, com um preservativo, você garante proteção de IST e evita o risco de uma gravidez indesejada. Existem diferentes tipos, tamanhos e características, então é importante – para além de usar – aprender como escolher a camisinha!

E não pense que esse assunto é besteira, viu? Lá em 2015 a pesquisa Pense (Pesquisa Nacional de Saúde Escolar) descobriu que 33,8% dos adolescentes entre 13 e 17 anos que já tinham começado sua vida sexual não usou camisinha na última transa. Close errado.

9. E se eu não quiser mais?

Porque isso pode, sim, acontecer! Iniciar um ato sexual não significa uma permissão irrestrita – e é por isso que consentimento é a palavra mais importante entre quatro paredes. Se qualquer pessoa envolvida não quiser seguir com a relação sexual – independente do motivo -, é hora de parar. Lembre-se: seu corpo, suas regras. Se te der mais segurança, pode até deixar isso combinado antes do início da relação sexual.

10. O que esperar do pós-sexo?

Você controlou as expectativas, aprendeu o que te dá prazer, usou camisinha, escolheu um lugar seguro, curtiu as preliminares, não sentiu dores e desencanou dos mitos da performance. O sexo pela primeira vez aconteceu. E depois? O que fazer, como agir, o que falar?

Essa é outra parte incrível do sexo: apesar da sua importância, ele é uma das coisas mais naturais da vida – e, sendo assim, só nos resta agir com naturalidade quando ele acaba. Você pode conversar sobre o que gostou, falar sobre a importância desse momento, se permitir encarar a situação com leveza e até mesmo bom-humor e seguir a vida!

No fim do dia (e da noite), sexo é sexo: algo que todos nós gostamos e praticamos. Você, seus amigos, aquela pessoa no metrô, o velho rabugento da padaria e, bem, seus pais (caso contrário você sequer estaria lendo esse texto).

Só para garantir que você entendeu direitinho, segue um resumo muito útil:

Como é a primeira vez?

Se você tiver certeza de que deseja transar e tomou todos os cuidados para que isso aconteça com segurança (use camisinha!), vai ser um tempo muito prazeroso e você vai querer repetir muitas outras vezes.

Quanto tempo dura a primeira vez?

Isso vai depender das preliminares e da dinâmica do momento. Não tem receita. Mas também não importa muito. Coloque o foco no prazer desse tempo de intimidade.

O que fazer ao transar pela primeira vez?

O que vocês decidirem fazer. Não tem nada que seja proibido. Vale sempre, claro, garantir que nenhuma das pessoas envolvidas na relação sexual esteja sentindo alguma dor ou incômodo.

A primeira vez dói?

A dor, principalmente nas mulheres, tem relação com a tensão do momento. Se estiver bem relaxada e excitada, vai lubrificar bastante e o sexo tende a ser totalmente indolor!

O corpo muda depois da primeira vez?

Não! No caso das mulheres, há o rompimento do hímen. Mas isso não muda o corpo em absolutamente nada.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para sua primeira vez – e, caso você já tenha vivido esse momento, que você possa utilizá-las em toda a sua vida sexual!

Explore mais conteúdos

Os últimos conteúdos que podem te interessar

Desenrolla