Fantasias sexuais: entenda como funcionam e por que são importantes

Explorar as fantasias sexuais gera autoconhecimento e permite que você reconheça os próprios pontos de prazer. Entenda mais sobre o assunto.

Desenrolla

Fantasias sexuais são comuns no imaginário das pessoas e elementos importantes para os relacionamentos. Afinal, elas são capazes de tirar os casais da zona de conforto e monotonia do dia a dia.

Em alguns casos, pode parecer que nossas mentes sigam por um caminho inesperado, mas entenda: isso não é e nem precisa ser um problema! É extremamente natural ter fantasias com situações diferentes, mesmo que você não as coloque em prática na vida real.

Se você deseja saber um pouco mais sobre esse mundo e por que são importantes, continue com a gente nessa leitura!

O que são fantasias sexuais?

Podemos entender que fantasia sexual é o desejo que envolve um ambiente ou situação sexual capaz de ampliar a sensação de prazer na hora do sexo. Elas são muito normais em todos os seres humanos, principalmente, a partir da adolescência, mas não há um padrão de idade para elas começarem a surgir.

Entretanto, existe uma tendência grande de reprimirmos esses desejos e vontades. É comum que algumas pessoas confundam fantasias sexuais com fetiche. Além de existir uma grande diferença entre os dois, o segundo, em muitos casos, é um grande tabu.

Fetiche vs fantasias sexuais

O fetiche se trata da adoração de algum objeto ou situação que promove a excitação sexual e o prazer, mesmo que não esteja ligado aos órgãos genitais ou ao ato sexual. Isso é algo natural e pode acontecer de diversas formas, como ser tratado como um animal de estimação, usar trajes específicos, ser pisado com um salto alto, entre outros.

As fantasias sexuais são vistas com mais naturalidade e os fetiches ainda são um tabu. Isso porque, diferentemente das fantasias, podem não ser apenas o desejo de uma experiência passageira, mas sim, a causa da excitação¹.

Por que as pessoas têm fantasias sexuais?

As fantasias sexuais são um processo natural do imaginário de todo ser humano, e necessário para fugir da rotina sexual, trazendo novos ingredientes para apimentar os momentos íntimos do casal, além do potencial para diversão e para reavivar a afetividade. De certa forma, a sociedade pode influenciar o pensamento fantasioso a respeito do sexo.

Propagandas, filmes e livros — os de contos eróticos, principalmente —  estimulam o comportamento do consumidor. Quem nunca leu ou assistiu ao filme 50 tons de cinza, e pensou em como seria a experiência de estar no lugar da Anastasia ou no lugar do Christian Grey (personagens principais) Ou, ainda, leu entrevistas de famosos sobre suas experiências e pensou em, talvez, experimentar?

Quais são as fantasias sexuais mais comuns?

Algumas fantasias sexuais são muito comuns e podem variar de acordo com o perfil do praticante. Em um estudo2 feito com mais de 4 mil pessoas por um pesquisador americano, divulgada em 2018, foram identificadas algumas das principais fantasias. O primeiro ponto a se notar é que 96% das pessoas disseram ter fantasias sexuais. Entre elas estão sexo a três (89% das pessoas), relação de poder no ato sexual (como dominação e submissão), sexo com algum tipo de “aventura”, como em locais públicos, sexo com outras pessoas, no formato de relacionamento aberto. Conheça alguns conceitos.

Sexo a três 

O ménage à trois — ou somente ménage, como é conhecido popularmente — é uma fantasia quase que unânime entre as pessoas e casais. Nessa prática, o sexo é feito por três pessoas e não há restrições de gênero ou opção sexual, ou seja, pode acontecer com diversas combinações.

BDSM

Essa fantasia também é muito desejada, especialmente, depois de ter sido divulgada pelo filme 50 tons de cinza. A sigla BDSM significa o tipo de sexo que é praticado pela técnica de bondage, que se caracteriza por diferentes tipos de amarração com cordas, envolvendo disciplina, dominação e submissão, sadismo e masoquismo.

Nessa prática, é importante que haja o combinado dos limites e, às vezes, uma palavra de segurança, que é dita quando a prática excede o suportado pela pessoa. Isso porque nessa fantasia, há ações consideradas mais selvagens.

Sair da rotina

Esse tipo de fantasia é ótimo para quem está começando a testar novas coisas no relacionamento e não tem muita certeza se será bem aceito. Isso porque, como o próprio nome diz, ela busca sair da rotina.

É muito comum que casais, com o passar do tempo, acabem caindo na monotonia. Para dar aquele gás novamente, os parceiros buscam novas práticas. Nesse caso, um lugar diferente, uma posição que nunca fizeram ou uso de sex toys podem se revelar fantasias sexuais muito estimulantes.

Sexo em público

Parque, elevador, escritório, carro. Fantasiar sobre sexo em locais “públicos” é muito comum e, em alguns casos, perigoso — o ápice do prazer está na adrenalina que é liberada durante o sexo e faz o orgasmo ser mais intenso. Normalmente, é muito desejada por mulheres e o motivo é o exibicionismo, o que para outras pessoas acaba sendo outra fantasia.

O exibicionismo é o desejo de fazer sexo com a possibilidade de ser pego no flagra, sentir que alguém pode estar observando ou, de fato, transar enquanto as pessoas que não estão fazendo parte da relação observem.

Como explorar as fantasias sexuais?

As fantasias sexuais são muito comuns, mas nem sempre é fácil colocá-las em prática, embora sejam muito importantes para os relacionamentos. Para dar início à exploração desses desejos, é importante que haja, principalmente, o diálogo entre o casal.

Só assim será possível compartilhar quais são as fantasias e saber o limite do parceiro, caso ainda não conheçam o que é aceitável. Uma boa dica é começar por mudanças no sexo que sejam mais simples, como a utilização de produtos vendidos em sex shops.

Além disso, é possível sugerir posições diferentes e, dependendo da aceitação da outra pessoa, tomar as rédeas da situação e fazer o que ela tem como fantasia. Assim, há uma troca na sua realização.

As razões que levam as pessoas a pensarem a respeito das fantasias sexuais são diversas e individuais. Encare seus desejos com naturalidade, explore suas vontades, converse com seu par e busque momentos de prazer únicos e revigorantes!

Referências

¹O que é fetiche? 4 características do fetichismo

²Sex and Psychology

Explore mais conteúdos

Os últimos conteúdos que podem te interessar

Desenrolla