O que pode ocasionar pouca ejaculação?
Entenda as causas da pouca ejaculação e não se desespere com o resultado das suas últimas relações!
Quem diria que se masturbar pode fazer bem para a saúde? Veja quais são os benefícios da masturbação para o seu organismo.
Quando o papo é sobre se masturbar, muitas pessoas ficam constrangidas. Mas se elas soubessem dos benefícios da masturbação, seria outra história! Só que a gente não está falando só sobre sentir tesão e aliviar o desejo sexual, porque é uma questão de saúde mesmo, sabia?
Guarde bem esta dica: masturbação é normal para homens e mulheres. Inclusive, uma pesquisa feita com 2.018 homens jovens mostrou que 50,7%1 deles acha que isso é comum até para quem tem um parceiro ou parceira.
E como queremos te ajudar ainda mais na viagem de conhecer o próprio corpo, a gente preparou uma lista de 6 benefícios da masturbação. Fica aqui com a gente e entenda por que se masturbar faz bem demais!
Um dos maiores benefícios da masturbação é o bom humor que ela traz. É sério, isso é ciência! Você não vai ficar rindo à toa só porque gozou e aliviou todo aquele tesão que estava guardado. Na real, acontecem reações químicas em seu organismo.
É o caso da elevação da ocitocina, um importante hormônio para o bem-estar2. Quando o homem ou a mulher atinge o orgasmo, a ocitocina fica mais potente no nosso corpo, o que leva a sensações de relaxamento e prazer.
Essas reações inclusive ajudam reduzir os níveis de ansiedade e estresse. Então, com uma rotina saudável de masturbação, você pode ter menos tensão e irritação e ainda uma sensação maior de tranquilidade e satisfação. Até a qualidade do seu sono pode melhorar.
É verdade, dá para melhorar o desempenho sexual masculino praticando a masturbação. Para começar, essa é uma forma de o homem conhecer o próprio corpo, entender aquilo que traz mais prazer e o que não é tão legal assim. Tudo isso faz com que as transas sejam mais prazerosas, divertidas e empolgantes.
Para controlar melhor o momento do orgasmo, existem algumas dicas de masturbação bem simples. Uma delas é identificar o momento do clímax. O homem se masturba até um determinado momento antes da ejaculação, sem gozar, para por alguns instantes e depois volta a se estimular.
Desse jeito vai aprendendo a controlar o próprio organismo, consegue evitar que a ejaculação aconteça tão cedo e prolonga o seu desempenho na cama. Consegue também acompanhar a parceira ou parceiro para que a transa não acabe muito rápido e os dois aproveitem tudo, sem cortar o clima no meio nem deixar a outra pessoa na mão.
Lembra que a gente falou sobre o estudo que mostrou o aumento dos leucócitos no organismo dos participantes depois de chegarem ao orgasmo pela masturbação? Esse resultado indica que houve uma melhora no seu sistema imunológico.
Um dos benefícios da masturbação é que ela também pode fazer com que a sua imunidade aumente. Isso acontece porque ocorre um aumento de células brancas na corrente sanguínea, e elas são responsáveis pelas defesas do nosso organismo.
Para os homens, a ejaculação também ajuda a proteger o organismo. É que quando o sêmen é levado para fora do corpo, ele faz uma verdadeira limpeza dos canais, carregando toxinas e evitando a proliferação de bactérias, que levariam a infecções.
Já no caso das mulheres, elas alcançam benefícios bem específicos, como o alívio das dores menstruais. Esse efeito positivo é mérito das substâncias liberadas durante o orgasmo, que também têm ação analgésica e ajudam a reduzir os desconfortos da TPM.
Com a ejaculação, os líquidos produzidos pela próstata são eliminados, então, o gozo da masturbação pode ajudar na proteção da glândula.
E olha só que interessante: um estudo inglês, após entrevistar diversos participantes, sugeriu que ejacular mais de 5 vezes por semana previne a ocorrência do câncer de próstata3.
Quem vai ajudar bastante nisso é a oxitocina, uma substância que reduz o estresse e a ansiedade. Com essas emoções sob controle, conseguimos manter o nosso foco e a concentração nas atividades que realizamos no dia a dia.
E a gente explicou que um dos benefícios da masturbação é o combate da insônia e a melhora da qualidade do sono, lembra? Se o seu corpo e a sua mente estiverem descansados, o seu rendimento vai ser muito melhor, seja do trabalho, nos estudos ou até mesmo nas práticas esportivas.
Sabia que a satisfação sexual pode estar relacionada à boa saúde de um músculo chamado pubococcígeo? Ele faz parte do grupo muscular que dá sustentação aos órgãos pélvicos, tanto de homens quanto de mulheres, fazendo um papel importante no controle da urina e da ejaculação, por exemplo. Quanto mais fortalecido esse músculo, mais prazer você poderá ter na hora do rala e rola.4
E como um dos benefícios da masturbação é fazer com que os seus órgãos genitais e tecidos pélvicos se mantenham em movimento, o autocuidado pode ajudar você a fortalecer essa região. Bora exercitar, então?
O autoconhecimento ajuda muito a ter ainda mais tesão durante o sexo com outras pessoas. E você pode aproveitar ainda mais os benefícios da masturbação usando produtos como os lubrificantes, para tornar essa experiência mais relaxante, explorando cada parte do seu corpo para descobrir aquilo que te dá mais prazer.
Curtiu o conteúdo? Então siga Olla nas redes sociais: acompanhe as nossas novidades e veja dicas para ter experiências incríveis na cama (e até fora dela!)! Estamos nestes canais: Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.
Referências:
3 Ejacular cinco vezes por semana reduz risco de câncer de próstata, diz estudo, GNT, 2013
Os últimos conteúdos que podem te interessar